Muitos clientes ficam confusos ao solicitar serviços de folder, cartaz, folheto, panfleto e flyer numa gráfica. A grande diferença está no formato do papel, possibilitando divulgar o seu produto ou serviço de várias formas.
A palavra panfleto nasceu no século XII quando circulou na Inglaterra um breve poema de amor, anônimo, que foi escrito em latim e tinha como título “PAMPHILUS SEU DE AMORE”. Esse poema se tornou tão popular na época, que se difundiu rapidamente pela região e foi traduzido para o inglês como PHAMPHLET, dando origem ao panfleto que se conhece hoje.
Quando chegou ao Brasil, o “PHAMPHLET” acabou virando panfleto, mas sua real tradução seria FOLHETO. Assim começou a confusão, já que alguns chamavam de panfleto e outros de folheto. Portanto, conclui-se que os dois termos estão corretos, mas usualmente você encontra:
Panfleto – Formato A5 ou A6
Folheto – Formato A4
Cartaz – Formato A3
A vantagem do panfleto/folheto é permitir uma grande tiragem a preços baixos, com rapidez e facilidade de produção e impressão. Por isso, esse tipo de peça é utilizado em estratégias de divulgação massiva, pouco personalizada e imediata.
Os flyers apareceram mais tarde e significam “voador” em inglês, recebendo este nome devido a sua velocidade de distribuição, mas manteve as características básicas do panfleto. Direto e com pouca informação, o flyer costuma ter um tamanho de 21cm x 10 cm e acabamentos mais sofisticados, como verniz localizado ou corte laser.
Outro impresso que confunde os usuários com freqüência é o folder. A palavra folder, em inglês, significa “dobrador”, ela é derivada da palavra “fold”, que na tradução livre significa “dobrar”. Então sempre que seu impresso tiver dobra, é folder! Excelente para apresentações corporativas, lançamentos e descrições detalhadas de produtos.