Uma boa localização, um produto/serviço de qualidade e planejamento são alguns itens indispensáveis para uma empresa ter sucesso no mercado. Entretanto, o material de divulgação e a papelaria também ocupam um espaço importante, principalmente, para garantir seriedade e profissionalismo.
Pensar numa identidade visual que seja adequada ao seu público alvo é o primeiro passo para uma empresa recente ou para aquelas que desejam um novo posicionamento no mercado. Tudo que estiver visível para clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores precisa seguir a mesma linha, inclusive a sua papelaria, linguagem do site, vestuário dos colaboradores e até o projeto arquitetônico do espaço. Mesmo com o mundo digital, ter papelaria personalizada faz parte de um pacote de apoio às atividades da empresa. Ter envelopes, folders, cartões de visita, papel timbrado, pastas, blocos, crachás e agendas, não só transmitem organização como também fazem com que seu cliente tenha facilidade em lembrar e entrar em contato com você.
Cartão de visitas
Deve ser objetivo e conter os contatos de cada funcionário, com seu cargo e site da empresa. É possível inovar ainda no formato e no recorte do cartão, caso seja adequado para sua marca.
Cardápios, catálogos, panfletos e flyers
Cada segmento tem uma forma de apresentar seus produtos e serviços ao consumidor final. Portanto, identifique qual a melhor forma de divulgar a sua empresa para o seu público.
Brindes: bloco de notas , cadernetas e agendas
Todos os brindes precisam ter a mesma identidade e ser de boa qualidade. Entregar um brinde de má qualidade para seu cliente apenas irá prejudicar a imagem de sua empresa. Por isso, muitas vezes, vale a pena gastar um pouco mais para produzi-los.
Lembre que a parte digital também precisa seguir a mesma identidade visual. E-mails, por exemplo, são elementos básicos de relacionamento com terceiros, sejam clientes, colaboradores ou parceiros. Assim, eles devem ter uma assinatura e um padrão de comunicação pré-definidos. Cores, linguagem, fonte e plano de fundo precisam ser padrões.
Os sites e blogs também precisam ter alta qualidade, português excelente e, claro, identidade visual seguindo a mesma linha dos outros materiais. O setor de atendimento com o cliente também precisa seguir um protocolo. Lembre-se de treinar seus funcionários para atender com cordialidade e simpatia.