O mundo da impressão gráfica é bastante dinâmico, desenvolvendo novas técnicas e ferramentas a cada ano. O crescimento é ainda maior quando se pensa nas aplicações, antes apenas oferecidas às grandes tiragens, agora também às pequenas.
Criar impressos que tenham um diferencial e gere impacto no seu cliente é um dos desafios do design. Para isso, os profissionais da área aproveitam as novas tecnologias disponíveis e lançam tendências.
Conheça cinco tendências de design que vão fazer os seus materiais gráficos se destacarem.
Em 2024, esse recurso, que se caracteriza numa aplicação metalizada no impresso, voltou com tudo. O que se tem visto com frequência é o recurso aparecer em logotipos, nomes ou frases de impacto, tornando o acabamento brilhante e texturizado.
Os impressos passaram a contar com muitas referências do mundo digital, como um QR code, que encaminha o cliente para conteúdos digitais. Ou seja, além de ter o material físico o cliente também poderá ampliar o conhecimento sobre a sua empresa ou serviço, acessando o formato digital.
O estilo retrô quer encontrar coesão entre peças antigas e atuais. Essa tendência busca inspiração em materiais artísticos antigos e traduz para um design mais atual. Assim, podem criar uma conexão mais rápida ao acessar memórias afetivas.
Usar cores bem contrastantes em seus impressos pode ser uma excelente opção para criar destaques para o seus produtos e serviços, principalmente em materiais como folders, catálogos, cartazes e banners.
As texturas podem estar no tipo de papel ou em aplicações, como o verniz localizado. Optar por texturas em seus impressos eleva o relacionamento do cliente com o material que além do senso visual e estético, também irá combinar o sentido tátil.