11 Junho 2018

5 Dicas para finalizar o seu arquivo antes de uma impressão

Por vezes, o resultado final de uma impressão pode não atingir as expectativas. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas muitos deles podem ser evitados com alguns cuidados antes de enviar o arquivo para a gráfica. Aqui vão 5 dicas para finalizar o seu arquivo antes de uma impressão.

1 – Sangra

Após o processo de impressão, o material é refilado, e por vezes, filetes brancos podem aparecer nas bordas (principalmente em impressões frente e verso, onde geralmente ocorrem variações milimétricas de um lado para o outro). Para evitar isso, recomenda-se “sangrar” o seu arquivo. Sangrar um arquivo significa estourá-lo, ou seja, exceder propositalmente a sua margem.
Exemplo: Se o seu arquivo está sendo feito no tamanho 15x21cm, deixe o fundo com 16x22cm, assim no processo de corte, os profissionais de sua gráfica terão uma margem maior de segurança para evitar erros e filetes brancos.
Obs: É importante que apenas o fundo de sua arte seja estourado. Tanto textos, quanto objetos internos devem permanecer na proporção original. O mesmo vale para o tamanho do arquivo nas configurações de seu programa de edição.
 

2 – Cuidado com as bordas

Margens de segurança são fundamentais na criação do seu arquivo, pois como dito no tópico anterior, variações de alguns milímetros em impressões são comuns, e caso seu texto esteja muito próximo da borda, pode ficar no limite do papel ou até mesmo ser cortado no processo de refile. A margem ideal para arquivos menores (15x21cm e 10x15) é de 5 milímetros para cada lado, enquanto que para arquivos maiores (A4 e A3) é de 1 centímetro.
Obs: O mesmo vale para materiais com dobra. É importante respeitar uma margem de, pelo menos, 5 milímetros para que seu texto não fique muito rente a dobra e tenha sua leitura prejudicada.
Dica: Para ajudar, você pode utilizar a ferramenta de linha guia do seu programa de edição, demarcando com precisão a sua margem ideal.
 

3 – Sempre em curvas

Converter um texto em curvas significa torná-lo não editável, ou seja, após esse processo, caso haja algum erro ou alteração, será necessário redigitá-lo. Pode parecer prejudicial, mas na verdade é fundamental que você envie materiais em curvas para a impressão, pois caso utilize alguma fonte que o computador de sua gráfica não tenha instalada, ela será alterada por fontes recomendadas pelo programa de edição, podendo resultar em uma total descaracterização de seu arquivo. Ao torná-lo em curvas, você automaticamente elimina essa possibilidade,  tornando-o fiel, independente se aquele computador tem ou não determinada fonte.
Dica: Ao finalizar a sua arte, nunca a converta em curvas sem antes criar uma cópia editável do arquivo.
 

4 – Atenção com a resolução

Caso pretenda enviar para a gráfica o seu material em imagem, é fundamental uma atenção maior na hora de exportá-lo. Verifique cuidadosamente as suas configurações de resolução, por vezes, o programa de edição pode sugerir uma diminuição na qualidade, prejudicando o resultado final.
Obs: O mesmo vale para imagens (bitmap) inseridas em um arquivo editável. Esteja sempre atento a sua qualidade.Uma resolução próxima a 300dpi é o ideal.
 

5 – Vai imprimir? Vá de CMYK

É comum dentro do processo de criação, por vezes haver confusão nas configurações de cores do documento. É importante saber que a escala de cores RGB (Red, Green and Blue) é utilizada para aplicações por meio da luz (monitores, televisões, celulares e revelações de fotos), enquanto que a escala CMYK (Cyan, Magenta, Yellowa and Black (Key)) é utilizada para impressões.
 
Portanto, se vai imprimir, sempre converta suas imagens e objetos em CMYK, pois utilizando RGB, seu resultado final não será totalmente fiel àquilo que tinha planejado e visto no monitor (principalmente para materiais off-set).
Agora, caso queira criar materiais para serem veiculados na internet ou TV, utilize RGB para evitar os mesmos problemas citados acima.
 
 

 

Texto: José Henrique Peixe

02 Maio 2025

5 tipos de adesivos para você conhecer e saber como usar

Nos seus projetos pessoais ou profissionais, os adesivos podem ser um excelente solução

20 Setembro 2024

Doações do Happy Day Pex chegam ao Lar do Pequeno Assis

Produtos de higiene e limpeza foram entregues no dia 22 de outubro

O que você está procurando?

Ícone caneta
Pex Art
Cartao em Dobro
PROMOÇÃO
Ícone percentual