1 - Assim como muitos clássicos do RPG, a jornada do herói começa com um sonho: "se tornar um grande guerreiro", "salvar a princesa", "trazer a paz para o seu reino". Seja qual for, com muita luta e persistência, o protagonista será capaz de realizar.
Com a Gráfica Pex não foi diferente. Até hoje, aperfeiçoar o potencial humano e tecnológico são as linhas mestras da empresa. E de 1994 pra cá, muita coisa aconteceu...
2 - Parecendo um raio sônico, de cabelo espetado e tênis vermelho, veio a primeira grande mudança.
Ainda no seu primeiro ano de existência, a antiga "Pontual Express" mudou-se para a esquina da Antonio Maria Coelho com a Arthur Jorge, onde permaneceu entre os anos de 1995 e 2011. Em 2001 remodelou o seu logotipo, passando a adotar o nome "Pex", assim como o conhecemos hoje.
3 - É normal que franquias clássicas dos videogames se reinventem com o tempo, assim permanecendo no topo e acumulando mais e mais prêmios. Com a Pex não foi diferente.
No ano de 1999 veio a primeira notória conquista: o Prêmio Qualidade Lojista, entregue pelo CDL/Sebrae. De lá pra cá, diversos outros prêmios consagraram um trabalho baseado na melhoria constante da qualidade do atendimento, gestão dos colaboradores e interação com a sociedade.
4 - Em jogos de simulação de fazenda, é comum que a prosperidade do protagonista retorne de algum modo para a sua comunidade, estreitando os laços da união entre o jogador e os demais personagens.
Em 2000 foi realizado o 1º Happy Day Pex, que existe não apenas para estreitar laços, mas também para retribuir à comunidade toda a confiança depositada e apoiar projetos beneficentes sérios que dão suporte às crianças e adolescentes da região.
5 - Entre uma luta ou outra, é sempre bom ter aquela fase "bônus" não é mesmo? Seja para treinar o seu golpe novo ou acumular experiência, muitas vezes aquela mudança de dinâmica é o ponto chave para o zeramento do jogo.
E visando o crescimento pessoal e profissional de cada colaborador, em 2000, a Pex passou a realizar um grande investimento em treinamentos. A evolução constante é a chave do sucesso.
6 - Talvez o jogo mais icônico da história dos games (você sabe, aquele...) não se destacava apenas pela jogabilidade ou pelo carisma do protagonista, mas acima de tudo, pela sua criatividade.
Assim, em 2002, a Pex inaugurou o setor de criação, designado a criar e desenvolver peças gráficas, logotipos, além de trabalhar no marketing interno da empresa, juntando a assertividade e a inventividade em um método de trabalho.
7 - Parte da experiência de jogar videogames também está em vivenciar grandes mudanças, como a chegada de uma nova tecnologia ou uma troca de geração de consoles, por exemplo.
Em 2007 A Pex abriu uma nova unidade, na Chácara Cachoeira, localizada próximo ao Shopping Campo Grande. Futuramente, com a inauguração da sede própria em junho de 2011, a Pex ampliou o seu atendimento, reunindo no mesmo ponto, da Av. Mato Grosso, esquina com Arthur Jorge, as duas unidades.
8 - Em jogos de mundo aberto, várias mecânicas diferentes podem ser combinadas para maximizar uma experiência, abrindo assim um leque de oportunidades ao jogador. E adivinhe? A Gráfica Pex também fez isso... que coisa!
Em 2017 foi inaugurado o setor Offset, e já no ano seguinte, o de Comunicação Visual. O primeiro trouxe excelência em impressões de larga escala, enquanto que o segundo, a possibilidade de impressões em grandes formatos com o selo de qualidade Pex.
9 - Há quem pense que jogos são apenas um passatempo, mas saiba que games também são arte. Tudo depende do que o criador quer expressar enquanto você joga a sua obra.
Visando dar espaço àqueles que expressam sua ótica e sentimentos em tela, em 2014 foi criado o Pex Art, com foco em divulgar ilustradores que vinham se firmando no cenário cultural. Dez anos depois, e com mais de 40 exposições diferentes, o projeto ainda tem fôlego para estar presente na Pex por muito mais tempo, abrindo espaço aos talentos locais, refletindo toda diversidade artística do nosso Estado.
10 - Escalar uma montanha tem muitos paralelos que podemos fazer com a vida, e uma coisa é mais do que certa: chegar ao topo não significa o fim, mas sim, a realização de uma etapa.
Hoje a Pex completa 30 anos desde que abriu sua primeira loja em 1994. De lá pra cá, foram diversos os feitos que a fizeram estar no patamar de uma das maiores gráficas do Estado de Mato Grosso do Sul.
Mas não paramos por aí. Aguardamos ansiosamente pela próxima montanha, jogando e crescendo juntos, desde 1994.