Blog
CONHEÇA A ORIGEM E O SIGNIFICADO DAS PRINCIPAIS TRADIÇÕES DE CASAMENTO
Carregar a noiva no colo na noite núpcias
A tradição surgiu no Oriente, com o objetivo de evitar que a noiva tivesse contato com qualquer tipo de energia negativa ao iniciar a vida de casada. Ao carregar a noiva, o noivo impedia que a esposa fosse atingida por espíritos ruins, que ficavam à espreita na porta do quarto nupcial. Ao ser carregada, a noiva também evitava de entrar com o pé esquerdo no novo lar, o que traria azar.
Buquê de flores
Na Grécia e Roma antigas, as noivas carregavam buquês que não eram compostos apenas de flores, mas também de ervas e temperos. Alguns tinham até alho! Tudo para espantar a inveja alheia e os maus espíritos. A partir do século 14, na França, as noivas passaram a jogar o buquê para as convidadas solteiras que, antes disso, costumavam pegar um pedaço do vestido da noiva para ter sorte no amor.
Bem-casado
O doce, feito tradicionalmente com pão de ló e recheado de doce de leite, simboliza a união eterna do casal, além de ser uma maneira de agradecer aos convidados pela presença. Com o passar do tempo, o bem-casado ganhou status e passou a ser oferecido em embalagens que combinam com a decoração da festa e até em diferentes versões, no potinho ou banhado em chocolate, por exemplo.
Chuva de arroz
Jogar arroz nos recém-casados é uma tradição chinesa, que tem mais de quatro mil anos. No país, o arroz era símbolo da fartura e jogá-lo nos noivos era o mesmo que desejar abundância ao casal. Aqui no Brasil, a tradição às vezes é adaptada, já que muitas igrejas não permitem a chuva de arroz na saída. Ele tem sido substituído por bolhas de sabão e até balões de gás hélio.
Marcha nupcial
Foi no casamento da filha da rainha Vitória, que popularizou o uso do vestido de noiva branco, que essa canção foi tocada pela primeira vez. A marcha foi composta especialmente para a ocasião, em 1842, pelo músico Felix Mendelssohn. Ainda hoje, a canção é famosa e é a escolha de muitas mulheres para a cerimônia.
Chá de cozinha
O evento, em que a noiva reúne as amigas para se divertir e angariar itens para a nova casa, nasceu de uma lenda holandesa. A história conta que um moleiro pobre se apaixonou por uma rica donzela. Os amigos, sensibilizados, se reuniram e ofereceram a eles tudo o que precisavam para compor um lar.
Véu da noiva
O acessório marca a transição da vida de solteira para a de casada. Seu uso tornou-se hábito por influência da rainha Vitória. No entanto, o livro Gênesis, da Bíblia, já conta que Rebeca se cobriu com um véu quando se aproximou de Isaac, que seria seu futuro marido. Os gregos também acreditavam que, ao cobrir o rosto, a noiva se protegia do mau-olhado das outras mulheres e da cobiça dos homens.
Algo velho, novo, emprestado e azul
O ditado inglês diz que, para ter sorte no casamento, a noiva deve usar "something old, something new, something borrowed and something blue". O costume ainda não pegou por aqui, mas é cumprido à risca lá fora. Por isso, muitas famosas acabam se casando com detalhes como uma fita azul no vestido, uma joia antiga, um vestido novo e um amuleto emprestado, por exemplo.
Saiba mais sobre o significado das Bodas de Casamento.